Sabores do Pinhão

Atualizado: 3 de Jul de 2018

Entre 30 de Junho e 8 de Julho acontece o Sabores do Pinhão, no Mercado Municipal de Curitiba. Durante uma semana, quatro grandes tendas vão ser montadas na Rua General Carneiro, ao lado do tradicional espaço da Prefeitura, para abrigar o festival, que celebra o fruto típico do Paraná.


De diferente, para alegria de turistas e curitibanos, é que 10 restaurantes se juntaram ao evento e criaram o Roteiro Gastronômico do Pinhão. “São estabelecimentos que acreditam no pinhão, que tem interesse em desenvolver pratos com produtos típicos, valorizar o que é nosso ”, esclarece Jilcy Rink, presidente da Abrasel-PR, entidade que em parceria com outras promove o Sabores do Pinhão e trouxe os restaurantes para participar.


Entre as receitas apresentadas algumas curiosidades como Pudim e Cebiche de Pinhão, e a Cantina do Délio, criou um saboroso Gnocchi de Pinhão com Ragú de Stinco de Cordeiro!

O prato também está sendo servido na Cantina do Délio.



Segundo o diretor executivo da Abrasel-PR, Luciano Bartolomeu, “a ideia é que as pessoas não venham para Curitiba comer apenas carne de onça, mas também pinhão, assim como outros pratos elaborados com produtos típicos”.  Quem for ao evento vai poder levar para casa um mapa que localiza todos os restaurantes participantes, assim como informa sobre os pratos que cada um vai disponibilizar.


O Sabores do Pìnhão é promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT), Fundação Cultural de Curitiba, pela Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme) e pela Abrasel-PR – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná.




Festival Sabores do Pinhão

De 30/6 a 8/7

De terça a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 8h às 18h; e domingos e segunda, das 8h às 13h

Entrada gratuita

Mercado Municipal de Curitiba, na Rua General Carneiro, entre as avenidas Afonso Camargo e Sete de Setembro

Cantina do Délio, Itupava 1094, Alto da XV